Tecnologia essencial para quem quer construir um SAC de excelência, o atendimento automatizado permite responder aos consumidores de maneira mais rápida, assertiva e eficiente.

A automatização do atendimento é uma das principais soluções para melhorar a experiência do cliente, uma vez que reduz o tempo de espera do atendimento e, assim, da resolução das demandas apresentadas. Afinal, é extremamente prejudicial para uma empresa ser conhecida por oferecer um SAC lento e ineficaz.

Um relatório da Help Scout aponta que um cliente insatisfeito conta, em média, para 15 pessoas sobre uma má experiência de serviço. Já os consumidores satisfeitos contam para uma média de 11 pessoas sobre a boa experiência. Esse dado mostra o impacto dos clientes enquanto promotores da marca – sejam promoções negativas ou positivas.

Outro dado importante foi obtido pela Microsoft em uma pesquisa sobre a satisfação do cliente: 96% dos consumidores acreditam que o atendimento ao cliente é importante para escolher se tornarem fiéis ou não a uma marca. Tudo isso aponta para uma necessidade crescente: a automatização do SAC e, assim, a melhoria na jornada do consumidor.

Vantagens garantidas pela automatização do atendimento ao cliente

Investir em um software para atendimento automatizado é investir em satisfação. Isso porque otimiza o tempo ao entregar uma solução imediata para a demanda apresentada, o que garante uma boa experiência e atribui mais qualidade ao SAC.

Além disso, há os benefícios internos, como a redução da fila de espera e a capacidade de oferecer atendimento 24 horas. Por ser automatizado, há uma redução do custo operacional do setor, ao mesmo tempo que se eleva a produtividade dos profissionais da equipe. Com scripts preparados, o atendimento automatizado reduz também os erros, enquanto melhora o desempenho dos atendentes.

Como implementar o atendimento automatizado

O software Telecontrol conta com um sistema para recebimento e gerenciamento das solicitações dos consumidores em seu departamento de SAC. Totalmente aderente às exigências do mercado, e às normas do PROCON, a plataforma permite o atendimento rápido e eficaz das reclamações, assim como o encaminhamento do caso para um atendimento de segundo nível.

Além disso, é integrado com uma base de conhecimentos, e fornece ao atendente um roteiro pré-determinado para solucionar o problema do consumidor no menor tempo possível. O software também faz a consulta e indicação do assistente técnico mais próximo ao consumidor, e permite a abertura prévia de uma ordem de serviço. É totalmente integrado ao sistema de Pós-Venda, portanto permite consultar o andamento dos serviços em aberto na rede autorizada.

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